” A educação é um acto de amor, por isso, um
acto de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode
fugir a discussão criadores, sob pena de ser uma farsa. Como aprender a
discutir e a debater com uma educação que se impõe?”
Paulo Freire (Educação como prática da liberdade)
(Forma
de informar são duas autonomias diferentes)
“A educação tem como finalidade desenvolver
no indivíduo toda a perfeição de que este é capaz.”
E. Kant
(atitude
preceptora/empreendedora)
“A educação tem sobretudo como objectivo
desenvolver a capacidade para as transformações e a adaptação a situações
novas.”
Gaston Mialaret
(criatividade,
altitude que os alunos têm perante algumas situações)
O aluno deve ser receptor, mas também ser
algo mais do que isso, pode ser ideias. Sócrates deixava os seus alunos falar e
só depois é que falava e comentava.
Mialaret
Célia ,gostaria de deixar um pequeno comentário, acerca da ultima citação de Mialaret sugerida.Socrates, no seu tempo foi um grande sabio em diversas areas do saber (filosofia, astronomia, educação,...), o seus pensamentos são ainda, na atualidade, reconhecidos, como focos de grande interesse e relevo.Este pensador era contra os sufistas,o conhecimento para ele baseava-se na experiência, no empirico. Assim, ele proporcionava aos seus alunos a oportunidade de experenciar, de refletir e analisar sobre todos intervenientes que estão envolvidos no processo das aprendizagens. O aluno era protagonista nas suas proprias aprendizagens, não mero ouvinte e assimilador de informação. Ao participarmos na formação e educação de crianças temos que ter sempre bem presente a mesma preocupação do sabio Socrates , e auferir-lhe visibilidade com as atitude de um verdadeiro educador e não de um mero transmissor de informações.
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