1. área de
formação pessoal e social
2. ÁREA DE
EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO que inclui vários domínios:
Domínio da Expressão
Motora; Domínio da Expressão Dramática;
Domínio da Expressão Plástica; Domínio da Expressão Musical; Domínio da
Linguagem e abordagem à Escrita; Domínio da matemática
3. Área do Conhecimento do Mundo
1.
Área de Formação Pessoal e Social
“A Formação Pessoal e
Social é considerada uma área transversal, dado que todas as componentes
curriculares deverão contribuir para promover nos alunos atitudes e valores que
lhes permitam tornarem-se cidadãos conscientes e solidários, capacitando-os
para a resolução dos problemas da vida. Também a educação pré-escolar deve
favorecer a formação da criança, tendo em vista a sua plena inserção na
sociedade como ser autónomo, livre e solidário”.
2.
Área de Expressão e Comunicação
Esta área engloba
as aprendizagens relacionadas com o desenvolvimento psicomotor e simbólico que
determinam a compreensão e o progressivo domínio de diferentes
formas de linguagem
Favorece
o contacto com as várias formas de expressão e comunicação, proporcionando o
prazer de realizar novas experiências, valorizando as descobertas das crianças.
Esta área integra as aprendizagens relacionadas com o desenvolvimento
psicomotor e simbólico que por sua vez permitirão à criança apropriar-se das
diferentes formas de linguagem. Engloba o domínio das expressões motora,
dramática, plástica e musical, o domínio da linguagem oral e abordagem à
escrita e o domínio da matemática.
Expressão
Motora
“O
corpo que a criança vai progressivamente dominando desde o crescimento e de
cujas potencialidades vai tomando consciência, constitui o instrumento de
relação com o mundo e o fundamenta de todo o processo de desenvolvimento e
aprendizagem.
A
exploração de diferentes formas de movimento permite tomar consciência dos
diferentes segmentos do corpo, das suas possibilidades e limitações,
facilitando a progressiva interiorização do esquema corporal e também a tomada
de consciência do corpo em relação ao exterior – esquerda, direita, em cima, em
baixo, etc. É situando o seu próprio corpo que a criança aprende as relações no
espaço relacionadas com a matemática”.
Expressão
Dramática
“…é um meio de descoberta de si e do outro, de afirmação de si próprio em
relação com o(s) outro(s) que corresponde a uma forma de se apropriar de
situações sociais. Na interacção com outra ou outras crianças, em actividades
de jogo simbólico, os diferentes parceiros tomam consciência das suas reacções,
do seu poder sobre a realidade, criando situações de comunicação verbal e não
verbal.
…permitindo às crianças recrear experiências da vida quotidiana,
situações imaginárias, etc.”.
“…é um meio de descoberta de si e
do outro, de afirmação de si próprio em relação com o(s) outro(s) que
corresponde a uma forma de se apropriar de situações sociais. Na interacção com
outra ou outras crianças, em actividades de jogo simbólico, os diferentes
parceiros tomam consciência das suas reacções, do seu poder sobre a realidade,
criando situações de comunicação verbal e não verbal.
…permitindo às crianças recrear experiências da vida quotidiana,
situações imaginárias, etc.”
Expressão
Plástica
“…possibilita à criança
mais uma forma de descoberta e comunicação diferentes de outras.
…constitui uma forma de
linguagem.
A criança através da
expressão plástica exprime o que não pode confiar à expressão verbal”.
“A criança, como artista, Não copia traços
ou formas, tonalidades ou sombras; a criança dá ao que vê a sua interpretação.
Há que deixá-la crescer e afirmar-se para
que se sinta que é ela própria única autora da sua obra…”
“A
criança, como artista, Não copia traços ou formas, tonalidades ou sombras; a
criança dá ao que vê a sua interpretação.
Há que deixá-la crescer e afirmar-se para
que se sinta que é ela própria única autora da sua obra…”
Expressão
Musical
“Assenta num trabalho de
exploração de sons e ritmos, que a criança produz e explora espontaneamente e
que vai aprendendo a identificar e a produzir com base num trabalho sobre os
diversos aspectos que caracterizam os sons: intensidade, altura, timbre,
duração, etc”.
“A música baseia-se no som e o som é algo
que nos rodeia, que nos influencia desde muito cedo”.
“ Cantando, tocando ou quaisquer que sejam as
outras formas que ela utilize, ela está a comunicar, a desenvolver a sua
capacidade criativa, a desenvolver o seu sentido rítmico e auditivo, ela está a
ter prazer”.
Domínio
da Linguagem e abordagem à Escrita
“Não
há hoje em dia crianças que não contactem com o código escrito e que por isso,
ao entrar para a Educação pré-escolar não tenha já algumas ideias sobre a
escrita.
Pretende-se
acentuar a importância de tirar partido do que a criança já sabe,
permitindo-lhe contactar com as diferentes funções do código escrito. Não se
trata de uma introdução formal e clássica à leitura e escrita, mas de facilitar
a emergência da linguagem escrita”.
“Se o Jardim quer favorecer a expressão da
criança com base na comunicação: É cada criança que o educador terá de
conhecer. O seu falar individual. O falar da comunidade a que ela pertence”.
Domínio
da Matemática
“É
a partir da consciência da sua posição e deslocação no espaço, bem como da
relação e manipulação de objectos que ocupam e espaço, que a criança pode
aprender o que está longe e perto, dentro, fora e entre, aberto e fechado, em
cima e em baixo… permite-lhe ainda reconhecer e representar diferentes formas…
começa a encontrar princípios lógicos que lhe permite classificar objectos,
coisas e acontecimentos. Todos estes jogos são um recurso para a criança se
relacionar com o espaço e que poderão fundamentar aprendizagens matemáticas”.
3.
Área do Conhecimento do Mundo
“Os
seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interacção com o mundo que os
rodeia.
A
curiosidade natural das crianças e o seu desejo de saber é a manifestação da
busca de compreender e dar sentido ao mundo que é próprio do ser humano e que
origina as formas mais elaboradas do pensamento, o desenvolvimento das
ciências, das técnicas e também das artes”.
“O
tratamento desta área não visa promover um saber enciclopédico, mas
proporcionar aprendizagens pertinentes com significado para as crianças que
podem não estar obrigatoriamente relacionadas com a experiência imediata. Mesmo que a criança não domine
inteiramente os conteúdos, a introdução a diferentes domínios científicos cria
uma sensibilização que desperta a curiosidade e o desejo de aprender.
O que parece essencial neste domínio,
quaisquer que sejam os assuntos abordados e o seu desenvolvimento são os
aspectos que se relacionam com os processos de aprender: a capacidade de
observar, o desejo de experimentar, a curiosidade de saber, a atitude crítica.”
Ministério da Educação, Orientações
curriculares para a Educação Pré-escolar.
M.E,
Perspectivas de educação em Jardins de Infância
Cuidado com as terminologias das áreas de conteúdo das OCEPE...estas estão desatualizadas. Bom trabalho.
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