T.C.D.C


Sistema Educativo Português













________________________________________________________


Currículo "Dentes de Sabre"






________________________________________________________


Termos adicionados no  glossário de TCDC


Avaliar no JI

"É um acto pedagógico que requer uma atitude e um saber específico que permitam desenvolver estratégias adequadas, tendo em conta os contextos de cada criança e do grupo no respeito pelos valores de uma pedagogia diferenciada."

Procedimento e práticas organizativas




Continuidade Educativa

"Processo que parte do que as crianças já sabem e aprenderam, criando condições para o sucesso nas aprendizagens seguintes".

OCEPE



Educação Pré-escolar

"A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário"

Orientações curriculares para a Educação Pré- Escolar



Intencionalidade Educativa

"Decorre do processo reflexivo de observação, planeamento, acção e avaliação desenvolvido pelo educador, de forma a adequar a sua prática às necessidades das crianças".

OCEPE




Jardim de Infância

"É um estabelecimento que presta serviços vocacionados para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, proporcionando actividades educativas e actividades de apoio à família. É um espaço pensado e organizado em função das crianças e adequado aos seus interesses e necessidades."

Ed. Pré-escolar Perguntas e Respostas




Programa

"...documento oficial de carácter nacional ou autonómico em que é indicado o conjunto de conteúdos, objectivos, etc., a considerar em um determinado nível..."

In " Planificação e desenvolvimento curricular na escola"




Programação

"...projecto educativo-didáctico específico desenvolvido pelos professores para um grupo de alunos concreto, numa situação concreta e para uma ou várias disciplinas."

In" Planificação e desenvolvimento curricular na escola".




Sistema Educativo

"É o conjunto de meios pelo qual se concretiza o direito à educação, que se exprime pela garantia de uma permanente acção formativa orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade".

Art.1º- Lei de Bases do Sistema Educativo




Sociedade

"Será preciso admitir que os homens não são homens fora do ambiente social, visto que aquilo que consideramos ser próprios deles, como o riso ou o sorriso, jamais ilumina o rosto das crianças isoladas".

Lucien Malson, "Les Enfants Sauvages"



________________________________________________________


Ficha Filmica: O Menino Selvagem



Filme: O menino selvagem
Ano: 1970
Realização: Françoi Truffaut
Género: Drama
Duração: 1h20m
Origem: França
Interpretação: Jean-Pierre Cargol; Françoi Truffaut; Françoise Seigner; Jean Dasté; Annie Miller; Claude Miller; Paul Villé; Nathan Miller; Mathieu Schiffman; Jean Gruault.
Fotografia: Néstor Almendros
Música: Antoine Duhabel



Exposição das ideias principais

Importância da sociedade para o desenvolvimento humano; a educação e o contínuo contacto com a sociedade influenciam os comportamentos do ser humano.



Apresentação dos aspectos positivos / negativos

Aspectos positivos: afectividade, cultura, conhecimentos, primeiros sentimentos, descoberta,
Aspectos negativos: dificuldade de aprendizagem, idade tardia da criança, forma agressiva como a sociedade recebeu a criança.



Pertinência pedagógica

O filme baseia-se em factos verídicos e narra a história de uma criança abandonada na selva quando tinha 4 ou 5 anos. É resgatada com cerca de 12, não falava, não andava como um bípede e reagia por instintos, tal como os animais. É entregue aos cuidados do médico Jean Itard e passa a ser objecto dos seus estudos na área do conhecimento da condição humana.
Já em casa deste, é baptizado com o nome de Victor e é estimulado com exercícios para desenvolver a parte motora, linguagem, raciocínio, hábitos sociais e sentimentos.
Após alguns meses, Victor foi-se habituando a comportar de acordo com as normas da sociedade e alcançou algum desenvolvimento nas suas aprendizagens
Ainda foge para a selva, mas apercebe-se, rapidamente, que já não consegue viver mais ali e volta para a casa do médico e para a sociedade em que foi inserido, porque mesmo inconscientemente, tinha-se “moldado” às suas exigências sociais e culturais.



Auto-avaliação
 
É de facto um filme com uma riqueza incontornável na área dos educadores, profissionais e naturais, no sentido que aborda o desenvolvimento humano e mostra que a educação e a sociedade influenciam de forma fundamental o ser humano.