quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O significado e a importância do desenho infantil!




A arte infantil acontece, devido a um conjunto de circunstâncias naturais e sociais que se repercutem nas crianças, ao longo do seu desenvolvimento, tanto a nível motor como cognitivo.

A arte infantil como forma de expressão e comunicação é um conceito de arte, cuja definição a considera como forma de pensamento e não como manifestação dos estados emocionais/afectivos da criança.

Os desenhos das crianças partem de impulsos espontâneos, que excluem a premeditação, respondem aos imperativos do seu nível do estado de desenvolvimento, não têm estilo são um jogo entre símbolos e imagens.

Os desenhos infantis são considerados signos e esquemas concretos onde a criança procura dar significado. Deste modo, a expressão artística da criança, de modo consciente ou inconsciente é uma forma de comunicação, visto que por vezes, transmite a mensagem da criança, ou seja, aquilo que está a pensar e que quer dizer , mas não consegue.

Assim, a linguagem através do desenho é uma actividade importante, por isso, todos os educadores que trabalham com crianças dos dezoito meses aos seis anos devem ser capazes de compreender aquilo que as crianças querem transmitir com o desenho.





Fases do desenho segundo Piaget:

Fonte: Descoberta de um universo: a evolução do desenho infantil, de Thereza Bordoni

Garatuja: na fase sensório motora ( 0 a 2 anos) e parte da pré-operacional (2 a 7 anos). A criança demonstra extremo prazer e a figura humana é inexistente. A cor tem um papel secundário, aparecendo o interesse pelo contraste. Pode ser dividida em:

Desordenada: movimentos amplos e desordenados. Ainda é um exercício. Não há preocupação com a preservação dos traços, sendo cobertos com novos rabiscos várias vezes.



Ordenada: movimentos longitudinais e circulares; coordenação óculo-motora. Figura humana de forma imaginária, exploração do traçado; interesse pelas formas.

Nessa fase a criança diz o que vai desenhar, mas não existe relação fixa entre o objeto e a sua representação. Por isso ela pode dizer que uma linha é uma árvore, e antes de terminar o desenho, dizer que é um cachorro correndo.

Pré- Esquematismo: fase pré-operatória, descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. Os elementos são dispersos e não relacionados entre si. O uso das cores não tem relação com a realidade, depende do interesse emocional.





1 comentário:

  1. É muito importante para nós educadores termos uma noção das várias fases do desenho, pois com certeza que nos ajudará a perceber melhor o desenvolvimento de cada criança, e segundo Piaget,a criança desenha menos o que vê e mais o que sabe. Ao desenhar ela não produz lembranças visuais mas experimenta, constrói e traduz sensações e pensamentos. O desenho é a expressão do que a criança sente e pensa.
    É claro que cada criança é um caso e estas fases, na minha opinião podem variar, de acordo com o desenvolvimento, interesses e necessidades de cada uma delas.

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