sábado, 27 de agosto de 2011

Educadores...construtores de vidas.


Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar.
Ele informou ao seu chefe, o seu desejo de sair da indústria de construção e passar mais tempo com sua família. Ele ainda referiu que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar.
A empresa não seria muito afectada pela saída do carpinteiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário a sair e pediu ao carpinteiro para trabalhar em mais um projecto como um favor.
O carpinteiro concordou, mas era fácil ver que ele não estava entusiasmado com a ideia.
Ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados.
Foi uma maneira negativa dele terminar sua carreira. Quando o carpinteiro acabou, o chefe veio fazer a inspecção da casa. De seguida entregou a chave da casa para o carpinteiro e disse:
“Esta é a sua casa. Ela é o meu presente para você”.
O carpinteiro ficou muito surpreso. Que pena! Se ele soubesse que ele estava construindo sua própria casa, ele teria feito tudo diferente.
O mesmo acontece connosco. Nós construímos a nossa vida, um dia de cada vez e muitas não investindo o máximo possível na construção.
Depois com surpresa, descobrimos que até precisamos viver na casa que nós construímos.
E apenas aí reflectimos: se nós pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente.
Mas não podemos voltar atrás.
Tu és o carpinteiro.
Todos os dias martelas pregos, ajustas tábuas e constróis paredes.
Alguém disse que “A vida é um projecto que você mesmo constrói”.
As atitudes e escolhas de hoje, constroem a “casa” em que moramos amanhã.
Constrói com Sabedoria!
Pr Valtair Freitas

Nós educadores somos construtores de vidas, mas às vezes nem nos apercebemos disso e fazemos o nosso trabalho assente na banalidade e na superficialidade.  Pela dignidade da nossa profissão, mas essencialmente, pela importância que ela merece, vamos todos tentar ser os melhores profissionais e ajudar construir bons cidadãos.

2 comentários:

  1. Nós educadores não podemos esquecer que vivemos num mundo bastante heterogéneo, em que é necessário muita sensibilidade para podermos compreender as necessidades dos outros. E se não estivermos dispostos a compreender, de nada valerá aquilo que ensinamos.
    A nossa missão é educar,é preparar as crianças para o mundo.Educar é formar cidadãos.
    Neste contexto, saliento a necessidade de uma reflexão crítica sobre as nossas práticas educativas.

    ResponderEliminar
  2. É papel da escola formar cidadaos capazes de se integrar na nossa sociedade. Nós educadores temos de ter consciencia que é das nossas maos que partem os Grandes Homens do amanhã e por isso devemos orientá-las, prepará-las para que elas cresçam felizes e se sintam capazes de se inserirem no meio social.

    ResponderEliminar